jacotei

buscapé

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

uol

domingo, 11 de julho de 2010

Rãs, serpentes e peixes


Reprodução

A bela e pequena perereca Dendrobates pumilio possui um veneno fatal

Normalmente, quando se fala em animais perigosos, as pessoas logo pensam em animais ferozes, de grande porte - como tigres e leões. O porte, no entanto, não representa necessariamente um alto grau de periculosidade, como se vê pelos elefantes.

Além disso, muitas vezes, o perigo pode estar escondido em animais muito pequenos e aparentemente inofensivos, mas que podem matar rapidamente aqueles que atacam.

É o caso do sapo-veneno-de-flecha, pertencente ao gênero Dendrobates. Um único espécime desses pode conter até 1.900 microgramas de uma certa toxina, da qual apenas 200 microgramas podem ser fatais, inclusive para a espécie humana.

Este sapo era utilizado amplamente por algumas tribos de índios sul-americanos, que dele extraíam veneno para mergulhar a ponta das setas de suas zarabatanas, utilizadas na caça.

Existem ainda a perereca venenosa vermelha e azul (Dendrobates pumilio), a perereca venenosa verde e preta (Dendrobates auratus) e a perereca venenosa de faixa amarela (Dendrobates leucomelas). Esta última integra a grande variedade de batráquios existentes no Brasil.

Animais Venenosos

Coloridos e Perigosos

Saiba mais sobre diferentes animais venenosos.
Quase todos os animais precisam caçar para comer. Ao mesmo tempo, têm de ficar atentos para não virar lanche de outros bichos. Por causa disso, muitos são equipados com chifres, dentes ou garras. Alguns também se protegem fugindo, pois correm eu nadam bem. Mas existem animais com um jeito especial de garantir sua sobrevivência: são venenosos. Em geral, eles não contam com outros recursos de defesa e não gostam de briga, fugindo diante do perigo. Esses bichos estão divididos em dois grupos: venenosos e peçonhentos. Os primeiros têm no corpo substâncias tóxicas, mas não injetam no inimigo. È o caso dos sapos. Já os peçonhentos, como cobras e aranhas, têm estruturas que inoculam veneno.

Sapos e Rãs
Belas e Feras
Todos os sapos produzem substâncias tóxicas. Já as rãs raramente são venenosas, mas algumas que vivem na América Central e do Sul estão entre os animais venenosos do mundo. As suas cores vibrantes são um aviso: o animal que toca nelas pode ficar paralisado e morrer em poucos segundos. A rã mais venenosa é chamada de sapinho-ponta-de-flecha, pois índios da Colômbia usam o veneno dela na ponta de flechas nas suas caçadas.

http://blogs.diariodonordeste.com.br/zonacyber/wp-content/uploads/2008/02/veneno13.jpg

http://lablogatorios.com.br/rainha/files/2008/05/polvo_mimico.jpg


Getty Images
LiveLive Del.icio.usDel.icio.us Yahoo MyWebYahoo MyWeb TechnoratiTechnorati DiggDigg
GoogleGoogle Rec6Rec6 Facebook LinkkLinkk NetscapeNetscape
FavoritosFavoritos RedditReddit StumbleUponStumbleUpon NewsvineNewsvine HuggHugg
My SpaceMy Space DithittDithitt UebaUeba TwitterTwitter FurlFurl
Fechar

as aparências enganam…

Eles são venenosos Alguns animais que parecem inofensivos têm uma arma poderosa para se proteger: veneno
menos aA mais
A maioria dos bichos precisa se proteger de predadores e caçar para comer. Para isso, cada espécie tem sua estratégia e conta com equipamentos, como chifres, dentes, garras ou até... veneno! Animais com veneno são perigosos, mas não são vilões, pois quase sempre não têm nenhuma outra forma de defesa.

Eles se dividem em peçonhentos – que injetam substâncias tóxicas – e venenosos, que possuem substâncias perigosas, mas não são capazes de injetá-las. Todo mundo sabe que cobras, escorpiões e sapos são venenosos, mas há outros bichos que produzem veneno.

selo jacotei

jáCotei, o seu comparador de preços!